Meio ambiente: Zappa’s investe em canudos oxibiodegradáveis

canudos oxibiodegradávei

A Zappa’s Pães e Tentações segue empenhada em cumprir seu compromisso de manter meio ambiente mais equilibrado, e assim colaborar para o bem-estar e preservação dos seres vivos que o habitam.

Seguindo a atual tendência mundial dos grandes centros urbanos, investiu na aquisição de canudos plásticos oxibiodegradável, que agora serão usados por seus clientes que preferirem o acessório para degustar as suas bebidas.

Canudos oxibiodegradáveis

É considerado plástico oxibiodegradável aquele que, ao receber um aditivo pró-degradante (no caso do canudo disponível – tecnologia d2w ™ e aditivos), tem sua fragmentação acelerada por influência de oxigênio, luz, temperatura e umidade.

Há alguns anos, as sacolas plásticas disponíveis nas unidades da Zappa’s já são dessa mesma tecnologia.

Os canudos disponíveis na Zappa’s contam com Certificado de Conformidade expedido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que concedeu ao fabricante (RES Brasil Ltda) a licença para uso da marca ABNT de Qualidade Ambiental – Rótulo Ecológico ABNT.

Impacto Ambiental

Embora o impacto ambiental seja causado pelo plástico de forma geral, o foco em extinguir os canudos, ou optar por modelos não poluentes serve como primeiro passo dessa nova realidade em busca da conscientização.

Uma reportagem recente da revisa Época Negócios mostra que, apenas nos Estados Unidos, mais de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente, de acordo com uma pesquisa do governo.

E mais, se o consumo de plástico seguir no ritmo atual, cientistas preveem que haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050.

Saiba mais

O d2w™ é um aditivo polimérico promotor de biodegradação de artigos e embalagens em Polietileno e Polipropileno.

Ele é composto de resina polimérica compatível com Polietileno e/ou Polipropileno, mais protetores e estabilizadores contra a ação de raios UV e antioxidantes comerciais, além de sal metálico de transição de Manganês (oligoelemento abundante dos solos, essencial para a vida).

O d2w™ está em conformidade para uso em embalagens em contato com alimentos e atende as resoluções da ANVISA, FDA e Comunidade Europeia.

O resultado do processo de biodegradação de produtos d2w™ na presença de microrganismos aeróbios (aqueles que precisam de oxigênio para sobreviver) é sempre o mesmo que a biodegradação de uma fruta ou de produtos vegetais, naturais e orgânicos, por exemplo, uma banana: água, dióxido de carbono e biomassa.

Assim, os artigos corretamente produzidos com a tecnologia d2w ™ e aditivos são totalmente biodegradáveis dentro de dois anos a partir do final de sua vida útil de acordo com a Norma ASTM 6954 que é amplamente equivalente à norma brasileira ABNT PE-308.01. A biodegradação ocorre em ambientes de solo e água, desde que na presença de microorganismos.

Produtos d2w™

O tempo que um produto fabricado com d2w™ permanece inerte, cumprindo sua função como artigo ou embalagem, depende da finalidade que o produto biodegradável deve cumprir e é estabelecido pelo tipo de aditivo d2w™, a taxa de aditivação e o tempo que desejamos que o produto fique estável pelo tempo que queremos como vida útil. Esse tempo de vida útil do produto pode variar entre 06 meses e 03 anos.

Depois de cumprir sua função como artigo ou embalagem, o produto d2w™ pode e deve ser reciclado junto com os plásticos comuns não biodegradáveis.

Mas caso se perca no meio ambiente, na presença de oxigênio, o produto d2w™ começa a degradar rapidamente, passando a ser um material tão biodegradável quanto uma fruta, mas sempre dependendo de diversos fatores.

Testes em condições laboratoriais mostram que a degradação de produtos d2w™ é até 200 vezes mais rápida que seus similares não biodegradáveis.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.